sexta-feira, 9 de junho de 2017

O OPOSITOR - de Luis Fernando Verissimo


Luis Fernando Verissimo sempre foi um dos meus cronistas preferidos. Lembro de quando eu era adolescente, pouco antes do "advento da internet" (como diria o arquiteto em Matrix), aguardava a coluna semanal do autor no Jornal Zero-Hora (aqui do RS), para me deliciar com sua escrita brilhante e divertida. Eu chegava a recortar suas melhores publicações e guardar dentro dos meus livros, para , sempre que me faltasse algo bacana para ler, voltar ao bom e velho Veríssimo. Então veio a vida adulta, cresceu meu interesse por ficção científica, os filmes e séries de super-heróis dominaram o mercado, a franquia Star Wars ressuscitou e por muito tempo deixei o autor de lado, com seus quatro livros que tenho, esquecidos na estante; até que no último domingo chuvoso e de internet vacilante, meu subconsciente, procurando algo que revertesse a sensação de tédio que eu sentia sentado o dia todo na frente da TV, colocou na minha mão "O opositor" obra de Veríssimo, integrante da coleção "cinco dedos de prosa" da editora Objetiva e, como uma epifania nascida da contemplação de uma obra da renascença, tudo que eu tinha ignorado com a distancia dos textos do autor, voltou a fazer sentido novamente.

O Opositor, conta a história de um repórter, que é designado por um jornal de São Paulo, para ir a amazônia fazer uma matéria especial sobre ervas típica e plantas alucinógenas. Pesquisando sobre o assunto em Manaus, ele acaba conhecendo Serena, uma especialista na flora amazônica, que possui a peculiaridade de ser meio Dinamarquesa e meio índia (meio a meio mesmo, com um lado do corpo moreno e o outro loiro) e não possuir os polegares; Serena lhe apresenta a uasca e oferece seu corpo e após dias de uma viagem de prazer e delírio, proporcionados pelo sexo e pelo alucinógeno, nosso repórter resolve relaxar em um bar e se refrescar com os sucos típicos da região. É quando conhece o Polaco, ou Josef, o míssil, um esfarrapado bêbado, de rosto vermelho e sotaque europeu, que vai lhe contando uma fantástica história de conspiração que envolve um grupo secreto que comando o mundo, uma misteriosa ceita que, interpretando os afrescos de Luca Signorelli, nega a evolução humana extirpando os polegares de seus seguidores; conta-lhe sobre a criação do vírus mais mortal da história por um desconhecido cientista Americano e sua caçada por parte dele, Josef, um "opositor" (assassino) para que todos os segredos permanecessem desconhecidos do mundo, até ali.

Esse livro, foi a primeira história mais longa que li do autor, e hoje, relendo, posso dizer que tive a mesma sensação de maravilhamento de quando o abri a primeira vez, em 2004. Verissimo consegue, de maneira simples, como é sua melhor característica, utilizando poucos elementos e personagens marcantes, entregar uma história extremamente divertida e reafirmar, mesmo com uma obra encomendada por uma coleção editorial, todo seu talento.


Pela facilidade como o autor escreve e sua capacidade de ser sucinto, sem deixar nada de fora, o livro é de leitura rápida, principalmente por ser composto de apenas cento e quarenta páginas. No entanto, seu tamanho enxuto não o torna menos relevante ou faz menos justiça a qualidade do autor, muito pelo contrário, nessas cento e quarenta páginas estão todos elementos típicos da escrita de Veríssimo, a começar pelo humor. Seus estilo debochado de contar a história e os elementos fantásticos e conspiratórios que ele introduz, alternam a experiência de quem lê de "engraçado" para "faz sentido" o tempo todo e as figuras exóticas que passam por sua história são tá fantásticas que bem poderiam ser reais, como a mestiça Serena, que é meio-a-meio índia e dinamarquesa, tendo em seu corpo seu equador particular e a frieza e calor de dois hemisférios distintos, ou o galante e erudito bêbado Polaco, portador de uma história fantástica e de dúvidas que deixa pairando na mente do protagonista quando a história se encerra, sem contar o comerciante Turco dono do bar, figura carimbada na literatura brasileira e do chefe arrogante de caricato do protagonista, todos muito reais, apesar de suas peculiaridades primorosas criados pelo autor.

Verissimo
O ar cinematográfico é outro elemento característico de Veríssimo e que não falta a esse livro. Tal qual a série de contos de Ed Mort, nessa história também temos um mistério que lembra de longe os antigos filmes de detetives, com uma investigação efetuada por um agente de uma agência secreta de assassinos, a caça de um misterioso cientista e que termina no meio da Floresta amazônica em um final dramático e repleto de ação, que não deixa nada devendo as teorias de conspiração mais bem elaboradas e que, se um dia os deuses do cinema, por sorte, tropeçarem nessa pequena obra, com certeza daria um ótimo filme, Talvez até, com Polaco sendo interpretado por Howard Something..Talvez!

Para finalizar, ainda temos as ferramentas narrativas que Verissimo utiliza para contar a história. Tal qual a embriaguez do Polaco ou a o estado de semi-torpor do protagonista causado pela a uasca, a história parece cambalear, fazer looping, como se entrasse a todo momento em uma espiral e voltássemos a falar novamente sobre os mesmo assuntos com atenção em outros detalhes. Assim, pelo ponto de vista de outros e comparando com os outros personagens, vamos tendo pistas de que as coisas que o Polaco vai contando não são tão absurdas e que a mente do protagonista está mais aberta para aceitar a verdade que ninguém mais quer, fazendo um link diretor entre a uasca, as ceitas Italianas, o Grupo secreto, a teoria da conspiração e os sucos de Manaus, de forma que a trama se fecha sem deixar nenhuma ponta solta, a não ser que aquelas cento e quarenta páginas se duplicasse, para podermos ler mais.

Pois bem, O Opositor é uma excelente diversão para uma tarde de domingo chuvosa. Um livro que, embora pequeno, trás todos elementos que transformaram Luis Fernando Veríssimo no grande escritor, e que é um achado que me iluminou nesse último final de semana, tanto que, despertou meu apetite e me fez separar outro livro do autor caso a chuva teime em não ir embora. Mas enquanto o fim de semana não chega, vou dar uma olhada nas ultimas colunas do autor e , quem sabe, recortar do jornal (ou colar em uma pasta no PC) suas melhores histórias, para ler, quando algo bacana para ler me faltar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário