sexta-feira, 23 de junho de 2017

CORRA! (2017)



Certa vez, li em algum lugar que a leitura de romances é um exercício de empatia, pois faz o leitor se colocar no lugar dos personagens, encarando, como se fossem seus, os problemas e situações apresentados na trama e, em consequência disso, quem lê mais, tem menos medo do próximo, porque adquire maior facilidade em vê-lo como um igual. Guardei esse argumento para mim e sempre que, em uma roda de amigos, eu citava um livro e alguém perguntava o porquê de eu ler tanto, dizia sem pestanejar: "É um exercício de empatia!". No entanto, não lembro de nenhuma vez em que tenha sido questionado por citar um filme, talvez porque o cinema tenha se transformado em diversão pura e simples, como se tivéssemos nos tornado mal acostumados pelas grandes franquias, blockbusters milionários e universos expandidos a não enxergar que o cinema, assim como a literatura, também é uma forma de nos colocar no lugar do outro, nos colocando como passageiros de suas experiências e, nos enriquecendo como pessoas.

Por sorte, de tempos em tempos, surge uma produção que nos lembra o verdadeiro poder do cinema, como é o caso de "Get out", ou como foi traduzido no Brasil: "Corra!", trhiller escrito e dirigido por Jordan Peele e estrelado por Daniel Kaluuya e Allison Willians, que estreou no Brasil em Maio, mas que só agora tive o prazer de assistir e que me deixou boquiaberto tanto com a história que conta, como com o que o filme conseguiu revelar sobre mim mesmo.

"Corra!" conta a história de Chris Washington, um fotógrafo (negro) que é convidado por sua namorada Rose (que é branca) para passar o final de semana em sua casa de campo e conhecer seus pais e irmão. Mesmo tenso pela diferença étnica e social que existe entre ele a a família da namorada, Chris aceita o convite e é extremamente bem recebido pelo casal de progenitores da namorada, Dean e Missy. Mas as coisas começam a ficar estranhas, quando ele se vê presente em uma misteriosa reunião na casa, contendo um grande número de pessoas da alta classe, todas extremamente interessadas em seu gosto por esporte, visão de mundo e constituição física, e tudo só piora, quando Chris percebe que as pessoas negras presentes no local (não mais de três, dois empregados e um jovem convidado que se veste como um senhor de idade) agem de maneira mecânica e artificial. Resta agora a Chris, tentar entender o que está acontecendo naquele lugar afastado e misterioso e, fazer o possível para dar o fora dali.


Brother! Que filmaço! Fazia um tempinho que eu não assitia a um filme que me prendesse na poltrona, com os dentes serrados de tensão e mergulhado no que está acontecendo em tela, méritos do roteirista e diretor Jordan Peele, que nos entrega uma história inteligente, que consegue ser pesada, sem deixar de ser divertida e até humorada quando necessário; resultado, não só do aparente background de cinéfilo, que o diretor parece ter, ao trazer conceitos que lembram os clássicos de Hitchcock, mas também seu histórico pessoal de escritor e ator de comédia, fatos que podem ser confirmados ao assistirmos um pouco de seu trabalho em seus antigos programas do canal "Comedy central", que expõem toda sua agilidade e competência como roteirista; no entanto, seu talento como diretor, exceto no filme "Keanu", uma comédia nonsense onde ele atua e co-dirige algumas cenas, sem fugir de seu terreno mais conhecido, nunca havia sido exposto como agora; uma grata surpresa em uma área cada vez mais carente de cineastas autorais e competentes.

Somando-se ao talento do diretor, outro fator que favorece o filme são as atuações, principalmente do protagonista, que é interpretado por Daniel Kaluuya e por seu par romântico a atriz Allison Willians. O ator britânico, já havia chamado minha atenção por seu papel em Black Mirror, principalmente por sua capacidade expressiva; o cara é craque em transmitir sentimentos sem precisar utilizar uma única palavra e em uma trama onde a suspense e a estranheza são ingredientes de destaque, um ator que consegue transmitir no olhar a perturbação e medo que sente, facilita o andamento da história de maneira visível. Já Allison Willians, de quem eu nunca havia ouvido falar, me surpreendeu pela naturalidade com que compõe seu personagem e pela química que desenvolve com Daniel, assim como a quebra dessa química no arco final da história, quando a personagem tem uma virada e a própria forma de atuar da atriz parece seguir aquele novo modo de agir, sendo que o momento final da história (que para mim é o ponto alto) me parece ser tão completo por deixar apenas os dois brilharem.
Ei!! Afrodescendente!! você acha que tem mais ou menos vantagens na sociedade moderna?

Apesar das ótimas atuações e direção, o destaque é a história do filme. Para começar, a trama contém toda força necessária que um filme de suspense que aborda o racismo deve ter para o momento atual de um mundo cada vez mais preconceituoso e extremista, principalmente no que toca os EUA. Basta prestarmos o mínimo de atenção nos diálogos dos personagens, ou nas frases soltas no jantar da família ou no encontro na casa e vamos, aos poucos montando o cenário de preconceito que parece cristalizado em toda parte, seja quando uma convidada da casa de campo pergunta se os negros são melhores (na cama), ou quando o irmão de Rose, pergunta por que Chris não se interessa por MMA, pois com sua constituição física se tornaria uma fera, ou mesmo quando outro convidado diz que o preto está na moda; todas essas pequenas migalhas vão desenhando uma situação onde o negro vais sendo descrito como uma coisa, ou um animal, que, segunda a visão do não-negro (presente no filme) tem suas únicas utilidades em suas possíveis vantagens físicas, mas como pessoa, são totalmente dispensáveis, como no discurso dado pelo pai de rose, quando conhece o protagonista e este lhe conta que na vinda, haviam atropelado um cervo, ao que o futuro sogro diz que esses animais estão por toda parte, poluindo e destruindo o ecossistema e que quando sabe que alguém deu um fim neles fica feliz, pois é menos um para incomodar, em uma brilhante alegoria feita pelo roteiro em que o cervo (símbolo clássico de animal caçado) é comparado aos negros e, o genial é que tanto o próprio cervo, quanto cada palavra citada pelos personagens do filme não está lá por acaso, nem mesmo a ideia de que que apenas as vantagens físicas dos negros é a única coisa que importa.


Mas mesmo abordando e expondo essas situações e fatos que todo negro já presenciou (como diriam os racionais: Quem é preto como eu já tá ligado qual é...), o filme não tenta ser panfletário (não que ser panfletário seja errado), se tornando genial e tão especial justamente pela pitada de comédia (muito disso apresentado pelo ator Lil Rel Howery, que faz o papel do melhor amigo do protagonista e que tenta mostrar a ele a roubada onde está se metendo) que serve para exorcizar o peso dessas questões sociais abordadas de maneira periférica no filme sem as colocar em segundo plano, lembrando em muito o clássico "O grande Ditador" de Chaplin, que foi um dos primeiros filmes a utilizar o cinema e o humor para combater o extremismo e preconceito. Esse humor, herança da carreira do diretor de seus tempos de comediante de TV, se soma a sua experiência de vida, ele mesmo filho de um casal multiétnico e casado com uma mulher branca, que deve ter presenciado e vivido muitas cenas semelhantes a do jantar ou do encontro presentes no filme e comprovam a importância da representatividade no cinema, ao colocar escrevendo e dirigindo, alguém que realmente sente na pele um pouco do que a história tenta transmitir.

Jordan Peele
E falando em transmitir uma mensagem, como disse no início do texto, esse filme revelou para mim, que até em mim que sou negro, o preconceito está presente. Percebi que eu mesmo já vivi muitas das cenas iguais as vividas pelo protagonista, onde o mesmo se via questionado, coagido ou observado como algo diferente (não como uma pessoa) e assim como ele, sempre levei esse comportamento que vem da parte do outro como plenamente aceitável, como quando o policial de trânsito pede os documentos de Chris, mesmo ele não sendo o motorista, ou quando, no final do filme, após tudo que tinha que dar errado (ou certo) acontece e vi chegar um carro da polícia, meu primeiro reflexo foi pensar: "Ferrou! Agora acabou pra ele!" uma frase que diz mais do que eu espero do mundo em que vivo e aceito como "normal", do que da trama saída da mente de um talentoso roteirista e que reafirma o verdadeiro sentido do cinema ao apresentar o ponto de vista de uma pessoa, fora dos padrões habituais do cinema popular, a toda uma platéia e gerando empatia com a história de Chris Washington e catarse em relação a sua história e atitudes.

Pois bem, mais do que um filmaço de suspense, "Corra!" é uma obra obrigatória. Bem escrito e dirigido por uma mente cheia de frescor e com muito a agregar ao cinema, com grandes atuações e momentos de tensão e ação dignas do respeito de fãs de Hitchcock e Tarantino e, acima de tudo, possuidor de uma mensagem forte, embora sutil, sobre nós mesmos e a sociedade onde vivemos. Traz a visão de um grupo que quando não é totalmente estereotipado é muito pouco representada no cinema e o coloca em seu devido lugar de Pessoas e, faz através de alegorias e diálogos brilhantes, que olhemos para dentro de nós mesmos e reconheçamos nossos próprios preconceitos e falta de empatia, reafirmando com talento o verdadeiro sentido do cinema que, tanto quanto divertir e maravilhar, é também de nos fazer viver várias vidas e nos enriquecer como pessoas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário