sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

TUDO que eu NÃO quero no novo STAR WARS

Essa sim é uma nova esperança 
Houve um despertar!! Ontem, dia 17/12/15, estreou no Brasil STAR WARS VII e como grande fã não é preciso dizer nada sobre minha expectativa para assistir ao filme. Da minha parte eu só posso dizer que confio em J.J Abrams muito mais do que em George Lucas (sem tirar o crédito destes) e infinitamente mais na Disney do que na FOX (retirando totalmente o crédito da segunda).
Me preparando para esse marco do cinema (A força que nos ajude), fiz como muitos fãs e resolvi assistir todos os seis filmes anteriores a fim de relembrar detalhes e poder fazer um paralelo com esse novo episódio e também matar um pouco a saudade dos personagens que marcaram a minha infância me apresentando um universo de fantasia e ficção científica. No entanto, assistindo a hexalogia muita coisa presente me causou um desconforto, para não dizer frustração(é o problema de se ficar velho), na grande maioria isso ocorre nos episódios 1,2 e 3, mas também na a trilogia clássica, embora nessa última bem menos. Então resolvi escrever um pouco sobre isso, que embora seja irrelevante serve para listar tudo que eu NÃO quero no novo filme.

Muitos efeitos especiais e personagens desperdiçados

Quando assisti (e re assisti) ao episódio 1: a ameaça fantasma, Achei o início bem bacana, com os Jedi chegando e tentando um acordo “diplomático” com a federação do comércio, embora a diferença na paleta de cores já causasse um estranhamento, porque dava um ar fake ao ambiente, mas se releva porque é um filme adolescente (viva com isso), no entanto, após uma tentativa de acerto com os inimigos que se revelam, nossos queridos cavaleiros Jedi vão parar em Nabu e lá conhecem o Gungan Jar Jar Binks que NÃO TEM NENHUMA UTILIDADE NO FILME A NÃO SER, SER IDIOTA!! desculpa o desabafo mas é verdade, o fato é que a presença de Jar Jar não faz diferença e ele só está ali para provar aos clientes em potencial das indústrias LIGHT & MAGIC o que se consegue fazer com efeitos especiais; tudo bem o mundo gira por causa do dinheiro, mas por que dar tanta importância para esse personagem se vão abandoná-lo no filme posterior? Talvez por isso os fãs odeiem Jar jar, por ele ser a personificação em CGI do que dá errado na trilogia Nova, que é o uso de computação gráfica em tudo e o desperdício de personagens.

terrivis
O abuso de efeitos visuais dá o primeiro tapa na cara de quem procura uma experiência parecida como a que teve assistindo a trilogia clássica, o grande choque é que não há efeitos práticos na trilogia nova e isso nos tira da imersão da trama, parecendo nos mostrar o tempo todo que é só um filme. Todo tempo somos bombardeados por cores vibrantes, naves cromadas, milhares de robôs atirando seus lasers coloridos e marchando em linha reta para a destruição (poxa um dróide deve custar caro), eu sei que as cores eram para demonstrar um tempo mais alegre quando a república mantinha a ordem, mas faz a gente questionar se o sombrio império que a seguiu não era realmente um lugar mais sóbrio para se viver. A batalha dos Gungans contra os dróides em Nabu é outra parte irritante, são mais de quinze minutos de CGI capenga que não acrescenta nada a não ser uma tentativa falha de dar um ar de comédia a uma batalha que deveria ter um tom dramático e isso sem usar nenhuma pessoa ou cenário real o que datou o filme e o pior é que fatos como esse se repetem nos episódios 2, Quando os Jedi (sem usar a força ou o cérebro) se atiram no centro de uma arena cercada de Dróides se tornando alvos fáceis e morrendo como moscas em um fundo verde irritante e no episódio 3 através dos cenários de Luta entre Anakin e Obi Wan que parecem de plástico.

Quanto ao desperdício dos personagens podemos citar quatro, fora o próprio Jar jar, (que poderia ter um porque estar ali a não ser grana para o dono da franquia), que poderiam ser muito melhores aproveitados, dando mais profundidade a toda a história. Começando pela Mãe de Anakin Skywaker, a Dona Shmi. A mulher é uma escrava em tatooine, mas ninguém tenta saber como ela se tornou escrava e o que a fez especial para os “midiclorians” gerarem seu filho (que mancada midiclorians), ela poderia ser apresentada como uma mulher forte que protege e inspira o filho, mas ao invés disso se apresenta como alguém sem personalidade e acomodada que a princípio é contra qualquer ambição do filho de sair da escravidão e só se convence do contrário quando um desconhecido Qui-gon jinn dá uma explicação furada a ela e o pior é que, assim como Jar jar ela é abandonada, vindo a servir de motivação para que Anakin começar a trilhar o caminho para o lado negro no outro filme (só se ferrou).
O segundo personagem desperdiçado é justamente Qui-gon Jinn. Mestre Jedi um tanto rebelde, que por ser cabeça dura, resolve criar e treinar a criança que destruiria a ordem Jedi a que ele era fiel e mataria seu principal Padawan, mas erros acontecem, no entanto matar o personagem no episódio 1, sem quase nenhum aprofundamento deixa um amargo na boca e faz questionar se a “força” é grande mesmo na ordem Jedi. Lembro que quando assisti ao filme a primeira vez pensei: “Não pode ser… ele só deve estar ferido!” mas não, acabava ali a participação do mestre de Obi Wan, de maneira semelhante a como o próprio Obi Wan deixaria a série no episódio IV e o pior é que Quin-gon ainda foi morto pelo terceiro personagem da lista dos desperdiçados Darth Maul.

Darth Maul utilizado (p´-bum-tss)
Quando a revista SET apresentou na sua capa o novo vilão de Star Wars eu pirei. O cara era muito foda, tinha uma cara que dava medo, olhos insanos e trazia um bastão de energia; parecia um ninja vindo do inferno, fiquei empolgado para vê-lo em ação, então quando partimos para o filme essa ação não dura mais do que cinco minutos em uma coreografia duvidosa e de final sem graça… poxa! Custava deixar o cara vivo por mais um filme e matá-lo junto com Qui-gon de forma épica, tipo morrendo juntos quando quin-gon salva o mundo? NÃO, na sua ânsia por apressar as coisas George Lucas joga um personagem cheio de potencial no vaso sem nem dar uma segunda olhadinha antes de apertar a descarga.

Bobo e gordo, o grande desperdício
Para fechar a lista e falando em jogar no vaso e dar descarga, penso que ninguém é mais unanimidade quando se fala em desperdício do que no bom e velho Boba Fett . O caçador de recompensas que surge na comitiva de Jaba, com todo seu ar de fodão e persegue Han Solo até congelá-lo em carbonite, tem uma “morte” ridícula servindo de lanche para o monstro Sarlacc. Graças aos fãs e ao universo expandido o personagem ganhou profundidade, personalidade e uma dezena de histórias não canônicas e, de coração espero que as lendas se tornem reais e em breve um filme com o personagem apareça pelos cinemas dessa galáxia.

Roteiro que se contra diz , clichês e diálogos que não fazem sentido

Quando George Lucas escreveu Star Wars eu DUVIDO que realmente ele tenha pensado a saga como seis filmes começando pela origem de Anakin, mas se isso realmente é verdade e ele só não começou do episódio um porque não havia tecnologia e nem dinheiro para produzir o filme na época, foi a providência divina que nos poupou essa tragédia. Imagina o mundo sem o maior plot twist da história? Quantas piadas e situações divertidas perderíamos se a famosa frase “Eu sou seu pai” já fosse sabido desde o início? Esse fato ilustra que a trilogia nova é muito mais um prequel do que o início de uma sequência e que como prequel não pensado a princípio, traz falhas no roteiro que por vezes nos fazem rir e por outras nos irritam.

Uma das grandes contradições no roteiro são as lembranças de Obi-Wan (excluindo o fato convencionado de que ele seja um grande mentiroso), o penúltimo Jedi da velha geração não consegue se lembrar de nada! No império contra-ataca ele diz que foi treinado por Yoda, no entanto, quem assistiu a ameaça fantasma sabe que seu mestre era Qui-gon Jinn! Poxa esqueceu do mestre? O cara morreu na tua frente e tu não faz uma mínima menção a ele… que sacanagem! Outra coisa é quando o R2D2 diz pertencer a ele e Obi-Wan diz que nunca teve um dróide, o que é desmentido nos filmes da trilogia nova quando vemos ele acompanhado por R2D2 desde o episódio 1 quando a nave onde é tripulante chega a ser salva pelo robô e tem mais, ele mesmo tinha um dróide pessoal em sua nave durante as guerras clônicas! Digo mais, depois de deixar Anakin para morrer queimado e descobrir que ele se tornara Vader, diz a Luke que o pai era um Jedi e que “pediu” para entregar seu sabre de luz ao filho, sendo que nos filmes novos é estabelecido que os Jedi não podem casar ou ter filhos e que o Anakin jamais pensou em mandar sabre de luz nenhum a qualquer criança … Resumindo: Ou Obi-Wan é mentiroso ou sofre de Alzheimer!

Outro fato é sobre R2D2 e Chewbacca. No episódio 3 manda-se apagar a memória do Dróide de protocolo (C3Po), mas ninguém fala para apagar a do R2D2 e conforme vimos nas sequências existem pessoas que falam a língua dos dróides, então porque o R2D2 não disse para o Luke e Léia (ou para o site EGO) que eles eram irmãos? Queria ver uma pegação incestuosa? Ou dizer ao Luke que o pai dele era o Darth Vader? Podia ser depois dele conhecer o vilão e antes do vilão revelar… seria um trauma a menos pro guri; isso sem falar na conversa entre ele e o Chewbacca que poderia esclarecer muito a todos dentro da Millenium Falcon. Ainda sobre esses personagens periféricos, uma coisa que me irrita neles é sua imortalidade… os caras transitam por toda a saga e ainda estarão nesse novo filme… não sei quanto vive um Wookie, mas se ele já era adulto nas guerras clônicas e está vivo 30 anos depois no despertar da força, eu imagino que ele tenha pelo menos 75 anos e se tornou um guerreiro da melhor idade sem nenhum fiozinho de pelo branco (beleza!), mas e os Dróides??? Cara a tecnologia voa, tem gente que troca de celular todo ano… mas esses benditos dróides seguem na ativa, sem atualizações aparentes por mais de 70 anos!!! difícil de crer!

 Sobre Clichês dentro da saga, eu espero que no Despertar da força, ninguém tenha a mão decepada! Sério cara!! quando eu vi o Darth Vader arrancar a mão do Luke no império contra ataca (quando eu tinha uns 8 anos), aquilo me chocou e me marcou pelo sofrimento e toda a revelação que se segue a cena e isso deve ter acontecido da mesma foma com diversas pessoas, e o Lucas marotão resolveu transformar em maneta todo mundo que ele teve chance, isso já vemos no filme que se segue (o retorno de Jedi) onde Luke arranca a mão do pai, mas aí naquelas de tornar tudo um ciclo sem pé e nem cabeça, temos em “O ataque dos clones” Anakin tendo a mão decepado pelo Conde Dooku e no episódio 3, no início, temos Anakin cortando as duas mão de Dooku e no fim Obi-Wan cortando braços e pernas de Anakin,(caramba o pessoal que faz próteses nessa galáxia deve tá jogando dinheiro pra cima) Isso fica muito chato! É o mesmo que o memorável grito de NÃÃÃÃOOOO desferido por Luke ao descobrir que Vader é seu pai e que se repete , com Anakin, ao saber que Padimé morreu, aí não dá né Lucas! Falando em NÃÃÃÃOOO!!..Tenho medo que no novo filme um boato se comprove e jogue tudo no lixo, o fato de que Kylo Ren (vilão do filme) e Rey (a mocinha/guerreira) sejam irmãos...e gêmeos, tal qual Léia e Luke aí quem vai gritar NÃÃÃOOO!!! sou eu!

Sobre Diálogos sem sentido eu não vou me ater, basta assistir o “ataque dos clones” e “A vingança dos Sith”...Pela Força, o que é isso?! Revejam toda a sequência romântica de Anakin com Padimé no planeta natal da moça… é terrível! Um exemplo (quando eles estão na Praia):

Anakin: “ Eu não gosto de areia”
Padimé: “ Por que?”
Anakin: “Ela entra em tudo, é pegajosa, irritante...”
Padimé: “ humm!”

Em a “Vingança do Sith”, quando Anakin leva Mace Windu para prender Palpatine e no confronto o futuro imperador começa a jogar raiozinho e a gritar “PODER...PODER SEM LIMITES...PODER...” (que raiva!) Fora a balaca do imperador para forçar o Anakin a mudar de lado, a qual não convenceriam nem um guri de 6 anos e as milhares de falas desnecessária onde uma conversa de Bips e apitos do R2D2 com os urros do Cewbacca seriam mais interessantes.

Nossa Ficou Gigante!! Mas embora existam 4 páginas de mimimi da minha parte, posso dizer em minha defesa que apenas um fã atento prestaria tanta atenção nesses detalhes e se indignaria dessa forma e que se eu quisesse falar coisas boas seria redundante com tudo que já escreveram e não caberia em um livro de duzentas páginas.

Eu espero sinceramente que o filme seja um marco na história do cinema e uma redenção pelo que foi feito na trilogia “nova”, como já disse no início confio em J.J Abrams e na Disney e quero contar para meu filho e netos que eu assisti ao despertar da força nos cinemas para vê-los com inveja (he-he). Vou me despedindo porque a força já despertou e há muito trabalho a ser feito. Até a próxima !

E que a força esteja com você !






Nenhum comentário:

Postar um comentário