sexta-feira, 12 de setembro de 2014

NO LIMITE DO AMANHÃ ( ou, sem limite, se é que você me entende!)


  Nunca ameace alguém que tem teu destino nas mãos ! Essa é a lição que o Major William Cage deveria ter lembrado antes de ameaçar destruir a imagem do general inglês que o chamou até Londres. Tudo ocorre devido a missão dada pelo general a Cage, Partir com as tropas para o campo de batalha, juntamente com uma equipe de filmagem, para gravar momentos heroicos que ajudassem a propagandear a guerra contra os alienígenas, inspirando soldados e motivando possíveis candidatos ao alistamento; no entanto, ao ameaçar o líder da resistência ocidental na Europa , Cage é preso por insubordinação e enviado para a frente de batalha como desertor , onde viverá uma situação que mudará seu destino e da resistência. Assim começa “No limite do Amanhã” ficção científica de 2014, dirigido por Doug Liman e estrelado por Tom Cruise e Emily Blunt.
Venha para a Força de defesa unificada
   O Filme se passa em um futuro onde Alienígenas conhecidos como miméticos invadiram a terra a partir da Europa e , começando pela Alemanha, iniciam uma ofensiva contra a humanidade; a raça humana decide se unir contra esse inimigo em comum e anos depois, já em poder da tecnologia dos exosuits, exoesqueletos que servem como arma, ampliando a força e velocidade do usuário e carregando um arsenal que contem metralhadoras e canhões, alcançam sua primeira grande vitória na batalha de Verdun, na França, é nessa batalha onde Rita Vrataski (Emily Blunt) se destaca eliminando centenas de inimigos, ganhando o apelido de Anjo de Verdun e tornando-se o “rosto” das defesas unidas da Terra ,confiantes por essa vitória , a resistência humana decide enviar uma ofensiva definitiva contra as forças dos miméticos , é na véspera dessa ofensiva que William Cage (Tom Cruise) se desloca até a Inglaterra para ter a fatídica conversa que acaba por coloca-lo no campo de batalha. Cage era um publicitário que após ver sua empresa falir devido ao esforço mundial de guerra que quebrou o mercado, ingressou no exército tornando-se relações públicas e marqueteiro da guerra, sua função era tornar a guerra atrativa e manter as pessoas dispostas a apoia-la; ou seja, ele é um oficial de apoio , não um combatente, é um soldado que nunca sequer pegou em uma arma e por desrespeitar e chantagear um superior é enviado para a batalha como proscrito (leia-se, para morrer) e é durante a invasão que após ver o esquadrão que fazia parte ser dizimado e se encontrar cercado por uma dezena de miméticos tendo em sua frente um que se destacava por sua cor azulada , que Cage , em um momento de desespero, aciona um explosivo que é detonado no momento que ele é atacado, cobrindo seu corpo com o sangue desse mimético diferente e no instante seguinte, ele está novamente sendo acordado no porta aviões que se dirigia, um dia antes, para a batalha onde ele morreu.
O sangue do Alfa tem poder
   Willian Cage fica preso em um loop temporal. O que ocorre é que o mimético diferente que morreu junto com ele na explosão, se tratava de um dos agentes da arma secreta que esses alienígenas possuíam, que é o poder de manipulação do tempo; Sempre que um desses alienígenas azulados, que são chamados de Alfa e que ocorrem na proporção de um a cada seis milhões de miméticos, morria, uma mensagem era enviada a outro agente dessa capacidade, chamado ômega, que reiniciava o dia e esse loop só parava quando a vitória era certa. Acontece é que esses miméticos não são um organismos individuais por completo, eles possuem uma consciência coletiva, agindo como um ser só, sendo os soldados os braços ,os Alfas os nervos e o Ômega o cérebro; ao ter contato como sangue do Alfa, Cage absorveu seu poder de mandar o Ômega reiniciar o dia, voltando do exato momento em que é acordado no porta aviões , morrendo e vivendo o mesmo dia infinitas vezes. É assim que, salvando a Sargento Vrataski, descobre que ela teve a mesma experiência que ele , motivo pelo qual se destacou na vitória da batalha de verdun, pois já sabia tudo que aconteceria, mas que perdeu seus poderes ao sofre uma transfusão de sangue quando após uma dessas batalhas onde foi ferida mas não morreu sofreu uma transfusão de sangue ( o poder fica contido no sangue) ; Ela passa então a treina-lo e o apresenta ao Dr. Carter, físico de partículas e microbiologista avançado, que explica a teoria de manipulação de tempo efetuada pelos miméticos e a única maneira de derrota-los, que seria a destruição do Ômega ,o sistema nervoso central da invasão, acabando de uma vez só com o inimigo.
De novo, de novo e de novo....

    Cage passa a experimentar todas as possibilidades daquele dia, buscando encontrar uma chance de fugir da praia e chegar até o Ômega, que tinha sua localização entregue a ele através de visões que ocorriam pouco antes de acordar no porta aviões, em uma dessas vidas, ele consegue se deslocar até o local e descobre que se tratava de uma armadilha, assim como a vitória de Verdun, a pista sobre a localização do ômega servia apenas para que os alienígenas pudessem anular o poder contido no sangue de um humano. Para poder encontrar a localização verdadeira do ômega, o Dr. Carter explica que eles precisam de um equipamento que está no poder do General que mandou Cage para o campo de batalha, o que ele consegue após outra infinidade de loopings se apossar do equipamento e fugir do QG das forças armadas, extraindo a informação contida em seu sangue, de que o Ômega se encontra no museu do Louvre ( veja só!), no entanto, após ter acesso a essas revelações, Ele, juntamente com Rita Vrataski, são capturados e ele é ferido e acorda no hospital no meio de uma transfusão de sangue , seu acesso ao loop temporal é perdido.
  
Hey hey hey, tem brasileiro no esquadrão Jay !
Cage tem a ideia de convocar o batalhão J, do qual fazia parte, revelando a eles tudo o que estava acontecendo, os convencendo ao mostrar que sabia tudo sobre a vida de todos, informações que ele recolheu através das inúmeras repetições daquele dia. Eles partem então para Paris horas antes do embarque que deveriam fazer para a praia e são derrubados chegando ao Louvre, Um a um os soldados vão se sacrificando para que Cage e Rita cheguem até o ômega , que está abaixo do estacionamento inundado do Louvre; chegando lá eles encontram um alfa que guarda o local e Rita decide sacrificar-se para dar tempo de cage alcançar o Ômega, ele se atira no estacionamento tendo em mãos um cinturão de granadas , mas próximo ao ômega, o Alfa consegue encontra-lo e atingi-lo, mas já é tarde e as granadas explodem destruindo o cérebro da invasão alienígena , o Alfa e o próprio Cage e no instante seguinte, ele está acordando novamente, mas agora no helicóptero que o levou ao líder da resistência na Europa e quando chega em terra é informado de que na madrugada anterior uma explosão inativou todos os miméticos, declarando uma possível vitória humana. Após isso ele vai até o porta aviões para onde foi levado em seus loopings e se depara com a tropa J viva fazendo exercícios então se dirige até onde era treinado por Rita Vrataski e a encontra viva e bem, terminando o filme com o emblemático sorriso do Tom Cruise.

O Anjo de Verdun

   Gostei muito do filme! Não é surpresa que eu sou muito fã de ficção Científica e esse filme me satisfez , consegue apresentar o conceito de loop temporal e a utilização de tecnologias de guerra que estão sendo estudadas e planejadas na vida real, e , ao mesmo tempo ser divertido. O personagem do Tom Cruise não é um fodão, que tem as respostas para tudo, mas sim um covarde que se vê obrigado a agir, seguindo a idéia proposta por Chico Anísio de que “Herói é o sujeito que não teve tempo de fugir” e aprende com seus erros; Para dizer a verdade, o que define esse filme como ficção científica mesmo é fato de não se ver o Tom Cruise correndo! Emily Blunt está fantástica! Eu acredito nela quando ela aparece no campo de batalha, ela transmite toda a indiferença e cansaço de quem viveu mil vidas desde o primeiro momento em que aparece e suas cenas de ação são muito bacanas. Falando em cenas de ação, aquela ofensiva na praia é muito legal, inspirada no desembarque na Normandia, a tensão do desembarque , a carnificina desde o primeiro momento deixa qualquer fã de ação com um sorriso no rosto, e a emoção consegue se perpetuar a cada loop que é vivido pelo protagonista e , ainda por cima, filmado de dia, o que , para mim, demonstra qualidade.
Bem vindo à Guerra!!
   Tiveram apenas dois pontos que eu não gostei muito. O primeiro é a aparência do miméticos, embora eu tenha achado bacana a ideia de organismo de consciência coletiva e que tem uma forma bem diferente da humanoide, é difícil compreender se os alienígenas tem cabeça e pernas, se são só tentáculos, se correm ou voam e isso faz parecer , por vezes, que os humanos estão dentro de um vídeo game tipo Metroid do Super Nintendo. A outra coisa foi o final! Quando Cage destrói o ômega ele volta mais no tempo ainda e descobre que o inimigo foi destruído na madrugada anterior ao seu loop, ou seja, ele muda o futuro, mas o passado que muda? Não faz sentido!!Era para ele ter morrido e a humanidade seguir em frente... mas com Tom Cruise como protagonista, essa morte seria ficção de mais!
   A dúvida que fica é: Aqueles seres que estavam lutando contra humanidade queriam o que? Para mim, eles eram apenas uma arma de destruição em massa, que visava acabar com os ocupantes da terra para deixar a área segura para os verdadeiros interessados e , vence-los não significou o final da guerra, mas um adiamento, o que deixaria aberta a possibilidade de uma , embora improvável, sequencia. Eu Apoio !

Um comentário:

  1. Muito bom filme altamente recomendado! É muito interessante a história principal e os seus anexos, vale muito a pena! E, claro, sem dar mais detalhes No Limite do Amanhã amado, divertido e muito inovador.

    ResponderExcluir