terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A ILHA DO DR. MOREAU - H.G Wells


Meu gosto por ficção científica nasceu da vontade de enxergar através da visão dos outros como poderia ser o futuro, por esse motivo, sempre preferi autores que me entregassem mundos que fossem uma evolução do nosso em algum sentido, seja introduzindo a inteligência artificial como algo normal e corriqueiro, seja nos apresentando uma sociedade dividida em grupos, ou mesmo mostrando aonde os absurdos que o extremismo pode acabar nos levando. Mas nesse meu desejo de olhar para frente, acabei dando pouca atenção para obras de escritores que foram responsáveis por, além de fundamentar o gênero e inspirar muitas outras histórias e produções, falar diretamente com seu tempo e mostrar pioneirismo em utilizar muitos conceitos abordados até hoje. Um desses autores, foi H.G Wells, a mente criativa responsável por obras como "A máquina do tempo", "O Homem invisível", "A guerra dos mundos" e "A ilha do Dr.Moreau", livro de 1896, que li recentemente e que me surpreendeu por abordar, além das questões relativas a ciência da época, muito sobre ética, religião e filosofia, reabrindo meus olhos sobre a necessidade de se conhecer os clássicos.

"A ilha do Dr. Moreau" conta a história de Prendick, um náufrago sobrevivente do navio Senhora Altiva, que é resgatado em auto mar e levado, pelo médico Montgomery, que alugava a embarcação que o salvou para transportar animais, para uma ilha vulcânica no pacífico. Nessa Ilha, ele conhece o Dr. Moreau, um cientista que usa o lugar como laboratório de suas misteriosas experiências. Conforme os dias vão passando, todo mistério presente naquela porção de terra isolada vai se esclarecendo e Prendick descobre que Moreau e Montgomery, na busca por humanizar animais, utilizando experiências de Vivissecção e hipnose, criaram uma assustadora sociedade de seres disformes, meio homens e meio animais, com leis e religião própria. Mas será que os esforços dos cientistas serão o bastante para que os homens-animais consigam ignorar sua natureza inata?




Quando comecei a ler o livro tinha a sensação de que a história tinha pouco de novidade, como se eu já tivesse encontrado tudo que o autor queria me passar em outras obras, sem perceber que essa sensação era originada justamente da influência de H.G Wells na cultura pop. Isso me veio a mente ao lembrar que meu primeiro contato com esse livro, foi a adaptação para o cinema lançada em 1996, exatamente cem anos após a primeira publicação da história, sendo que esta foi a terceira produção áudio-visual baseada na obra, antes foram lançados outro filme homônimo em 1977 e "A ilha das almas selvagens", em 1932; só após perceber isso e buscar ler o livro com olhos da época, assim compreendendo que o que o escritor entregava era algo original e pioneiro, pude apreciar toda criatividade e visão do autor, mergulhando em um universo que, mesmo datado no que tange a muito que ele aborda como ciência (a final, o livro tem mais de 120 anos), apresenta conceitos presentes até hoje na ficção e discussões sociais interessantes que deixam claro porque Wells se tornou um dos maiores nomes da ficção científica da história.

Homem-Leopardo (filme de 1996)
O que mais chamou minha atenção no livro foi a questão social que a história aborda. A obra trás todo um paralelo impossível de se ignorar sobre a ideia de superioridade que muitos povos, no decorrer dos tempos, acreditavam possuir, assim como a violência de se impor os costumes e ideais sobre quem se encontra sob o julgo destes povos. Os homens animais que vivem na ilha, são forçados a ignorar sua natureza, cumprindo regras impostas que não lhes permitem caçar ou consumir carne, andar de quatro patas e não sugar a água com a língua, em resumo, eles não podem ser o que são por contrariarem as ideias que Moroe tem de sociedade, mesmo o doutor e seu associado representando uma minoria na ilha e sendo eles próprios desprezados pela sociedade que usam como base por ignorar a ética em suas experiências, uma evidente representação da opressão colonizadora européia do século XIX. O próprio choque com os costumes e aparência dos nativos da ilha, que se torna frequente na narrativa do protagonista, corrobora para a visão de superioridade social que parece ser parodiada diretamente do contexto histórico inglês, sociedade a qual o escritor pertencia e que na época da publicação do livro, se encontrava dominando lugares tidos como exóticos, como a índia e Hong-kong, onde impunham suas maneiras,cultura e mesmo a religião.

Falando em religião, o uso da mesma como ferramenta de dominação é outra parte muito interessante da trama. Na história, o autor traz como regulador dos desejos e instintos da sociedade da ilha uma série de leis que, somadas a superioridade intelectual e de personalidade dos cientistas, atuam como uma religião para os homens animais, impondo limites a seus instintos primitivos mesmo quando as criaturas se encontram longe dos olhos de seus criadores e fornecendo a esses, status de deuses imortais e de poderes absolutos de vida e de morte dentro daquela sociedade, sendo, ao grupo das criaturas, reservado o destino de servos e escravos passivos, temerosos de um castigo proveniente de qualquer deslize.

A hiena entre outros (filme de 1996)
Um fato que não me agradou muito no livro é a forma descritiva que o autor faz de todos pormenores que o protogonista encontra na ilha. Fora os animais humanizados, que são o tema central da trama e que refletem as experiências nada éticas do cientista que tem seu nome estampado no título do livro, descrever todos detalhes da ilha, incluindo como se forma sua costa, o tipo de terreno e vegetação, parece uma forma de enxerto para estender a história e por vezes isso cansa; essa forma detalhista era bastante utilizada em muitos textos da época e até um pouco depois, como visto em "Senhor dos anéis", onde Tolkien chega a falar do formatos das folhas das árvores, mas , embora não prejudique a leitura em si, ou atrapalhe a reflexão sobre o tema central, quebra bastante o ritmo de quem está acostumado as dinâmicas tramas modernas.

No entanto, mesmo com uma variação no ritmo, "A ilha do Dr. Moreau" se apresenta como um livro obrigatório para quem é fã de ficção científica, do mesmo modo que toda obra de Wells. Consegue se sustentar e entregar uma história divertida e por vezes assustadora, onde, embora pareça datada por utilizar conceitos de ciência biológicas do século XIX, é bastante atual quando trata de ciências sociais, batendo em pontos que até hoje são abordados, como opressão cultural, o poder da religião e a ética científica. Uma aula de como utilizar a ficção para desconstruir a sociedade onde vivemos, me fez reabrir os olhos para os clássicos e perceber que não há visão de futuro, se não observarmos com certa reverência o passado que o moldou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário