domingo, 26 de junho de 2016

O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES ( O livro)

Não sou muito de ficção fantástica. No meu currículo tenho apenas os livros e filmes do “Senhor dos anéis” e a série “Game of Thrones”, mas não desprezo o gênero e se surge algo que chame minha atenção vou buscar conhecer. Foi por essa curiosidade que comecei a ler “O orfanato da srta. Peregrine para Crianças Peculiares” de Ransom Riggs, logo após de assistir ao trailer do filme baseado na obra que sairá este ano e ver estampado na capa da edição brasileira, que o livro foi eleito uma das cem obras mais importantes da literatura de todos os tempos.

O livro conta a história de Jacob Portmann, um garoto de dezesseis anos, rico e entediado, que tem o avô, um veterano da segunda guerra, como grande amigo e ídolo. Desde criança Jacob ouve as histórias de seu avô sobre a ilha mágica onde foi criado, repleta de crianças com dons fantásticos (ou peculiares) e protegidas pela dedicada Srta. Peregrine, um lugar no país de Gales, onde ninguém adoece ou morre; ouve também relatos sobre monstros terríveis que caçavam essas crianças. Com o passar dos anos, Jacob passa a tratar as histórias de seu avô como fantasia e acreditar em sua senilidade, até o dia em que recebe uma ligação desesperada deste dizendo que os monstros o acharam, parte ao seu auxílio, por achar que é um ataque de loucura e o encontra morto na floresta, com marcas de ataque de animais, mas em meio a tudo visualiza uma criatura semelhante à descrita a ele nas histórias que ouvia quando criança.

Após meses de acompanhamento psiquiátrico, Jacob descobre na casa do avô falecido cartas remetidas do país de Gales e convence seu pai a acompanha-lo até a ilha onde o avô se refugiou quando criança, na esperança de descobrir mais sobre o passado deste. Nisso ele acaba encontrando algumas destas crianças e as perseguindo, encontra uma passagem secreta na ilha, onde quem passa volta no tempo para o dia 3 de Setembro de 1940, lá ele encontra a Srta. Pergrine e suas Crianças, enganando o tempo em um eterno dia que nunca passa e vivendo eternamente longe dos olhares dos humanos. Mas mal Jacob tem tempo de conhecer toda história do avô e já se vê envolto em um conflito maior que ele, os Acólitos e os Etéreos (os monstros citados por seu avô), estão sequestrando todas Ymbrynes (guardiãs das crianças e que manipulam o tempo) para executarem um plano que os tornarão cheios de poder e imortalidade e com a ajuda de Jacob, as crianças vão buscar se defender e frustrar as expectativas dos monstros.

Não vou mentir para ninguém aqui. Eu peguei esse livro para ler por duas questões em especial: O título e o selo na capa dizendo que era uma das cem obras mais importantes da história.
O título do livro faz total menção à “Escola para jovens superdotados do Professor Xavier”, do mesmo modo que as criança “peculiares” não são diferentes dos mutantes presentes nos X-men e esse conceito copiado é tão claro até no nome que o autor escolhe para designar os inimigos desses peculiares, “Acólitos”, o mesmo nome dos seguidores do mutante rebelde Magneto. O pensamento dos acólitos de Ransom Riggs também não é diferente da forma de pensar do arqui-inimigo dos X-men, acreditando que os peculiares são superiores aos humanos e que devem governa-los, enquanto as ideias das Ymbrynes, seguem as do professor Xavier, pregando uma convivência pacifica, mas se resguardando e protegendo dos olhares curiosos dos humanos.

Ainda sobre cópia de conceitos, o livro tem fatos que parecem ser referir a Harry Potter. Para começar temos o sobrenome do protagonista, Portman, total referência ao protagonista da obra de J.K Rowling. Além disso, ainda temos a questão de que as crianças peculiares se escondem em uma fenda no tempo onde apenas quem é peculiar pode atravessar, tal qual a conhecida dos bruxos em Hogwarts, mas não dos trouxas, e, para terminar, Jacob é o escolhido que salvará os peculiares e derrotará os Etéreos (excelente!).
Sobre o fato de o livro ser escolhido uma das cem obras literárias mais importantes de todos os tempos, eu fico pensando quem escolheu? Em um mundo com obras de Tostoi, Dostoieviski, Machado de Assis, Jorge Amado, Phillip K. Dick, Isaac Asimov, Clarice Lispector, J.K Rowling, entre tantos outros, quem escolheu um livro cheio de conceitos copiados e história rasa, como uma obra que merece estar no mesmo nível desses autores que foram infinitamente mais relevantes e nos entregaram trabalhos, se não geniais, pelo menos brilhantes?

Realmente não entendi o que nesse livro o colocaria entre os cem mais da história. Para começar a única inovação é o fato de o autor introduzir fotos dos personagens no livro e o curioso é que descobrimos ao final que as fotos apresentadas são reais e antigas, cedidas por colecionadores que colaboraram no projeto, o que faz pensar que a história é uma colcha de retalhos baseada em imagens e conceitos que não são de quem escreveu. Já falando como é escrito, o autor não inova em nada, usando uma narração em primeira pessoa, o protagonista inicia a história dando a entender que os acontecimentos citados são lembranças e isso tira bastante peso dos perigos que acontecem com ele, o pior é que por vezes o protagonista usa analogias e referências que não fazem sentido na boca de um moleque de dezesseis anos, como quando ele diz que uma situação se assemelhava a uma pintura de Normam Rockwell, ou ainda quando ele descreve o rosto da peculiar Emma como sendo Belo e alvo... Poxa!! Quem está preso no tempo são os peculiares e não ele.

Sobre o protagonista, o Sr. Portman é um babaquinha, humilha o único amigo que tinha em sua cidade e não se arrepende, descreve o próprio pai como um fracassado e mãe uma esnobe, o autor ainda o coloca como um rico herdeiro de uma rede de farmácias, para facilitar o fato de o chatinho ter de atravessar o mundo para encontrar seu destino. Ele descobre, depois de mais de noventa páginas, que também é um peculiar e seu poder é ver os Etéreos... ou seja, seu poder é o mais inútil e específico do mundo e mesmo assim ele é o escolhido... Por favor, senhor escritor, por favor!!
Sobre a trama, tudo parece muito bobo. Começando pelos vilões que segundo o que e contado, eram peculiares que tentaram se transformar em imortais e acabaram se transformando em monstros. A Sr. Peregrine conta que se esses Etéreos comerem muitos peculiares (com a boca), transformam-se em Acólitos, que são visíveis e tem forma humana, exceto pelo fato de não possuírem pupilas e conseguem se transformar em outros humanos e ... só! Ajudando os outros Etéreos que ainda são monstros a caçarem mais peculiares, para depois... Viver como humanos sem pupilas, eu acho.
novela Olho no olho
Mas o pior são as Ymbrynes, para mim as verdadeiras vilãs da história, Elas tem o poder de manipular o tempo e fazer com que os peculiares que se escondem lá vivam para sempre, mas repetindo eternamente o mesmo dia, tendo a mesma idade (a maioria pré-adolescente) e sem perspectiva de nada, o pior é que, se depois de muito tempo o peculiar resolve viver no tempo real, ele envelhece tudo de uma noite para o dia, podendo morrer no processo... Não é sacanagem?! Quem tomou a decisão de trancar essa criançada lá? E o mais importante, se a maioria dos peculiares está escondida em fendas temporais e vivem coo crianças, como eles se reproduzem? ... Quer saber?! Deixa pra lá!


Com uma história boba até para o público alvo, com conceitos copiados e personagens pouco carismáticos “O orfanato da srta. Peregrine para Crianças Peculiares” de Ransom Riggs, entra para minha lista de livros que poderiam ser bem mais e são mais do mesmo. Uma repetição de clichês e decisões de roteiro que parecem tratar quem lê como um idiota, uma mistura de Harry Portter e X-men que saiu estragada e o pior é que o livro é o primeiro de uma séria, afinal, a tradição é escrever três, seis, nove livros da mesma saga, pois se não for assim, não é Fantasia, mas pra mim um já foi de mais, se é para perder meu tempo com crianças para normais, que sejam as originais do Professor Xavier, ou os  da novela “Olho no olho” da Globo.


Abaixo o Trailer dos Novos mutantes, digo Orfanato da Srta Peregrine

  

2 comentários:

  1. Que crítica mais lixo vinda de um blog insignificante

    ResponderExcluir
  2. O legal é que você fez comparação de Portman com Potter ;-; e ainda acha que pegou a ideia de outra coisa. Você leu realmente o livro? Pq eu acho que seu ego de achar que o livro é uma bosta não deixou você ler os detalhes. E vc queria oq? O peculiar fica preso em lugar onde o tempo não passa. MAS NO MUNDO REAL O TEMPO CONTUINUA, aí você reclama de ele Voltar para o mundo normal e envelhecer. Ah, queria oque? Que ele perdesse 100, 200 anos da sua vida e depois voltasse para o presente e ficasse normal ? Ah, leia mais, preste atenção nos detalhes e pesquise antes de mencionar coisas que só você acha que são ;)

    ResponderExcluir