segunda-feira, 14 de março de 2016

CANTIGA DE NINAR - Chuck Palahniuk (Esquerda Rewiew #2)

Fiz uma promessa a mim mesmo pouco antes de me formar, reler todas os livros bacanas que me marcaram. Foi assim que comecei meu rewill com “A mulher que escreveu a bíblia” de Moacyr Scliar e como sequência, hoje trago um livro muito especial, cheio de ironia, tristeza, loucura e magia; tal qual a vida, mas um pouco mais sucinta; Falo de “Cantiga de Ninar”, livro do escritor americano Chuck Palahniuk, publicado em nossas terras tupiniquins em 2004 pela editora Rocco e que confirmou (pelo menos para mim) o talento do escritor que chamou minha atenção quando assisti ao filme baseado em seu livro “Clube da luta”.

Capa da edição da rocco 2004
"Cantiga de Ninar” conta a história de Carl Streator, um jornalista em uma grande cidade que é incumbido de realizar uma série de reportagens sobre morte infantil súbita (ou morte no berço). Seguindo pistas de mortes recentes de crianças, ele descobre que em muitos casos sem causa de morte aparente, os pais estavam de posse do livro “Poemas e rimas ao redor do mundo” e sempre marcados na página vinte e sete, após uma sinistra experiência ele descobre que o poema dessa página mata quem o ouve e, preso em sua mente como uma música que se ouve logo pela manhã, o poema (ou cantiga de poda, como passa ser conhecido logo depois) o transforma em um assassino compulsivo. Buscando a cura para essa compulsão Streator acaba por encontra Helen Hover Boyle , a proprietária de uma imobiliária que é especialista em comprar, vender, recomprar e revender casas mal assombradas e que perdeu um filho em situação parecida com a investigada; junto com ela e contando com a ajuda de sua secretária Mona, uma hippie que se diz aprendiz de bruxaria e o namorado desta última, Ostra, um extremista ecológico, Streator parte em viagem pelos Estados Unidos para destruir todas as cópias da cantiga de poda sem imaginar que esse será apenas um entre todos os problemas que surgirão a partir do começo dessa viagem e mudarão sua vida para sempre.


Definitivamente “Cantiga de Ninar” não é um livro para iniciantes, sua forma de narrativa é tão veloz e ágil que por vezes nos sentimos tontos devido a tanta informação. Confesso que tanto da primeira vez como agora, só consegui me acostumar com a forma que autor decidiu contar a história a partir do terceiro capítulo. Sua forma de escrita me lembrou muito a apresentada por Alan More em “Do inferno”, apresentando todos os fato relevantes das personalidades das personagens em uma torrente de situações que as vão definindo, no início isso pode causar um estranhamento, porque ficamos meio perdidos, mas quando a história engrena tudo fica muito claro, fluindo naturalmente e essa estranheza inicial não diminui em nada a sensação de amargo prazer quando se termina de ler a obra.

O livro é muito divertido, e, para mim, o grande responsável por essa diversão é o flerte com o sobrenatural que o livro traz. Não se trata de uma história de terror ou de fantasmas, mas nem por isso eles deixam de aparecer, mas daquela forma sutil e que serve como pano de fundo para algo maior, que nesse livro (assim como na maioria dos livros do autor) são a solidão e a miséria humana. Quem já leu algo de Palahniuk ou viu uma entrevista do autor, sabe que a solidão é o cerne das histórias dele e que seus personagens são sempre pessoas da periferia do mainstream buscando alguém que lhes compreenda e os aceite e isso não é diferente nesse livro, temos um repórter solitário, uma corretora durona porém solitária e o casal de jovens que os acompanham, formando uma família torta com um objetivo torto, mas uma família (até ali!).

Essa “família”, sua relação e a busca por alcançar seus objetivos, que no decorrer do livro vão se mostrando divergentes, é o que enriquece a história, mas que também causa uma certa frustração conforme a história avança. Todos os personagens presentes nesse livro (exceto um talvez) estão naquela área cinza tão comumente falada nos dias de hoje, onde não se é totalmente mau e nem totalmente bom; mas eu definiria melhor dizendo que todos mereciam no mínimo um bom e belo soco no meio da cara. Para começar pelo narrador, Carl Streator, o cara é um enigma que aos poucos vai se revelando quando conhecemos o seu passado, perdeu a mulher e a filha muitos anos atrás, vítimas (sabemos depois) da cantiga de poda e após o evento, fugiu, mudou de nome e vive na solidão da cidade grande, escrevendo pequenas matérias para um jornal local. Ele odeia a barulheira das multidões e carrega consigo muitas frustrações e traumas, fatores que acabam por turbinar o poder da cantiga de poda que se instala em seu cérebro como uma música chiclete como que se houve pela manhã e que ele não tem pudor e nem controle de usar contra todos que o incomodam, seja um policial que barra sua passagem, seja um conquistador em um bar, ou seus chefes no trabalho, quando li o livro a primeira vez, lembro de ter ficado com certa pena do destino desse personagem, mas relendo agora, vejo que ele procurou seu destino desde o início e ouso dizer que ainda ficou barato.

O autor
Seguindo a hierarquia dessa “família” temos Helen Rover Boylle, que divide com Streator a tristeza da perda de seus entes queridos, no entanto conforme os capítulos vão passando, vamos descobrindo que, ao contrário do protagonista, ela não se manteve inocente por muito tempo e entendeu o potencial da arma que tinha em mãos (ou no cérebro) muito antes dele. Helen utiliza a muito tempo a cantiga de poda para retirar pedras de seu caminho, além de ganhar dinheiro como assassina de aluguel, é assim que ela controla seu vício de matar, matando uma pessoa por dia, por dinheiro e nem o drama que sofre nas últimas páginas a redime e faz pensar que seu destino seja menos merecido, embora não seja agradável.

Fechando essa força tarefa de busca de livros assassinos, temos Mona e Ostra. Mona é uma jovem hippie metida a bruxa, que trabalha como secretária de Helen em sua imobiliária e a ajuda a identificar casas mal assombradas que lhe tragam um grande retorno financeiro, crente nas forças ocultas e conhecedora de lendas e histórias das bruxas, serve como guia dentro da viagem que o grupo se propõem fazer; tem uma personalidade dependente e é manipulada por seu namorado Ostra o tempo todo, mas a guinada que tem no final do livro faz pensar quem manipula quem dentro dessa família. Já Ostra é um fanático ecológico que busca uma maneira de retirar a maior praga da natureza de ação, o homem. Trambiqueiro, sobrevive através de golpes onde promove ações judiciais que cobram indenizações de todo tipo de empresas, sua personalidade é arrogante e seus interesses claros desde a primeira linha onde o citam, deixando como única resposta pelo fato de o grupo resolver levá-lo para a viagem, a dependência que o mesmo causa a Mona, mas essa resposta não me satisfaz até hoje ao me questionar por que ninguém matou esse chato quanto tinham tempo? Talvez porque assim como na vida real, as vezes damos chances demais a quem não é merecedor… talvez.

Outra coisa legal no livro, são os coadjuvantes que aparecem em pequenas participações quando o grupo está na estrada e que servem para dar a visão aterradora do poder e dilema que os protagonistas estão lidando. Existem dois desses coadjuvantes no livro que me marcaram demais, o primeiro é uma mulher, que serve para que os segredos de Helen acabem por ser revelados; A mulher mora em um trailer e recebe o grupo achando que se tratam de consultores de beleza (tipo avon), quando na verdade eles estão procurando o livro que ela locara na biblioteca para contar histórias ao filho e acaba por matá-lo. A tristeza e solidão daquela mulher, que é apontada como culpada da morte do filho por omissão é apresentada de uma forma tão sutil e esmagadora que quando eu li me deu um nó na garganta, assim como a homem que é acusado de matar o filho e recebe o grupo acreditando que se tratam de religiosos, explodindo em um monologo sobre a existência e desejo de Deus que, eu como pai, me senti conectado ao personagem e agradecido pelo fim que o protagonista resolve dar a sua dor.


Minha dica é “LEIA CANTIGA DE NINAR”. Seja porque você gosta de histórias de terror, seja porque gosta de contos de detetives, seja porque gosta do autor ou porque ficou sabendo que o filme baseado nessa obra já está em pré-produção (foi o que ouvi), não importa, apenas leia. É um livrão desses que fica na cabeça da gente como uma música chiclete que se repete sem controle; sua ironia, dureza e tristeza, estão no mesmo nível do divertimento e emoção que o livro tem, seus personagens são riquíssimos e complexos, sua narrativa é ágil e estonteante, um legítimo Chuck Palahniuk (em caixa alta, negrito e sublinhado), um livro que te enfeitiça e embora eu não acredite em bruxas, que las hay, las hay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário