quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Liderança" o ônus nosso de cada dia

 Uma coisa que sempre me fascinou foi a liderança. Quando eu era guri ficava admirado de ver nos quadrinhos como os personagens conseguiam impor suas perspectivas sobre a vontade dos outros, dessa maneira, sempre se escolhia o caminho que o Ciclope dos X-mem dizia ser o certo, ou que o Super mam , na Liga da Justiça afirmava. Na adolescência, comecei a ler romances e a estudar história romana e grega e me deparei com as mesmas situações, agora descritas nos mitos e lendas, tanto quanto nos personagens mais marcantes da história. Assim,comecei a me questionar sobre esse dom, esse poder de traçar caminhos ; isso ocorreu até eu começar a trabalhar, e ver que na verdade o dom e o talento são dez por cento e que fatores muito mais poderosos definem quem são os líderes e que a escolha desses, tem como função, mais a manutenção e estagnação da sociedade onde estão inseridos do que a evolução da mesma para uma sociedade aberta , livre e melhorada.
 Lendo, vendo TV, acessando a internet, trabalhando e estudando sempre nos deparamos com figuras que apontam rumos aos outros, em nossa cabeça, essa gente tem algo a mais que os difere totalmente do restante da população e que os coloca a frente, mas isso será verdade mesmo? e  se a visão dessas pessoas não é seguida por causa de seu carisma e sabedoria, por que então essa gente é seguida? Ao meu ver só há uma resposta: Padrão.
 As pessoas são relutantes em aceitar  o diferente. Dessa forma , alguém que pense, fale, tenha um esteriótipo totalmente oposto ao da maioria da sociedade não será aceito nem como parte relevante , e muito menos como figura que possa indicar caminhos a um grupo  verdadeiramente expressivo, dessa maneira as únicas pessoas que podem assumir uma posição de destaque frente as outras têm em si uma série de características que justificam sua liderança . abaixo seguem algumas destas, muito facilmente observável em qualquer setor da sociedade:
Preconceito
Se você entra em um grupo, sempre terá destaque se demonstrar com mais coragem os preconceitos  cultivados por todos de modo secreto, e que são frutos de uma educação social defeituosa, mas orgulhosa. Sendo assim, quem tiver coragem de ,além de confessar que não gosta de gays e negros, ainda pronunciar em voz alta, dando razões para tal  baseadas em pseudo-ciência, religião ou ética torta, para tal antipatia, rapidamente ganhará destaque no grupo.
Religião
As pessoas são desconfiadas umas das outras, isso se dá porque não se pode prever o que alguém com vontade e gostos próprios está pensando em fazer. Mas Deus é diferente, em nossa cultura nosso Deus é totalmente pessoal e sempre nos apoiará(por mais estupidas que sejam nossas decisões) tornando essa entidade mais reflexo nosso do que o inverso., sendo assim, uma pessoa que usa a fé para justificar seus atos e aponta, com um discurso inspirado ,como errada as religiões e costumes religiosos diferentes da sua, encontrará nas cabeças mais fracas e emprisionáveis o  perfeito proto da massa de manobra.
Sexismo
Nossa sociedade é machista. Baseamos nossa cultura na “proteção”  da mulher e antes disso de nossa “honra”. No conceito mais básico do machismo, as mulheres devem servir ao homem; ou como dizia Nietzsche:
“ O homem deve ser treinado para guerra e a mulher para o descanso do guerreiro.”
 Dentro de um grupo onde a masculinidade deve ser afirmada de todos os modos, ver a mulher como objeto que tem seu papel baseado na obediência , castidade , moderação torna-se obrigação de quem quer estar a frente dos outros, dessa maneira desdenhar o profissionalismo feminino, o modo como se portam, definir a personalidade , o peso, julgar pela aparência e exigir requisitos (como virgindade e passado “limpo”) são pontos de vista compartilhados por pessoas que sonham em alcançar tal status.
Esteriótipo
Quando você vê um boneco de pauzinho, como aqueles que agente desenha quando é criança, se sabe na hora que ele é branco, cabelo escuro, altura mediana, idade entre vinte e cinco e trinta e cinco anos, sem barriga, fala bem, é protetor e tem bom hálito. Isso se deve porque em nossas mentes esse é o esteriótipo mais básico,Quando queremos desenhar um boneco negro, adicionamos mais características, como cabelos enrolados e lábios grossos, assim como um oriental sempre leva um chapéu de plantador de arroz, nos sentimos mais seguros com os esteriótipos predefinidos, porque a sociedade diz que esse era o jeito certo de ser ( isso mesmo, para a sociedade existe um modo certo de se parecer...e quase nunca é a sua) . Por isso, a maioria dos líderes tem o mesmo biotipo, um padrão de aparência, que com a personalidade e a mídia correta podem transformar qualquer cabo do exercito em ditador da Alemanha.
 Com esses exemplos de padronização do líder, consegui ver que é a sociedade que escolhe quem deve governá-la de modo a não sofrer alterações ,a não se modificar, não existe salvador escolhido, mas sim um agente de manutenção, que é usado pela sociedade ou organização para que esta  perpetue seu modus operandi . Não existe realmente quem motive, nossas verdadeiras motivações já estão dentro de nós, e são reveladas quando escutamos alguém falando a todos uma coisa que sempre pensamos e que é o reflexo da sociedade onde estamos inseridos. Em cima disso podemos atestar que a liderança nada mais é do que a soma dos preconceitos e medos aditivados pela aparência correta, dentro de uma época propícia .
 Você quer algo novo, quer liberdade? Então siga aqueles que parecem diferentes, pelo menos para poder , se for o caso, confirmar suas certezas. Os verdadeiros responsáveis pelas mudanças nesse mundo não foram líderes populares, pelo contrário, na maioria das vezes foram pessoas reclusas que tiveram apenas a si mesmo para contar em grande parte de suas vidas, mas que conseguiram abrir a mente de todos quando revelaram , não a si, mas suas ideias, por isso eu digo , não siga esteriótipos e verdades absolutas, siga ideias novas e sentimentos verdadeiros, seja seu próprio líder e trasse seu destino. Caminhos já traçados são sempre desgastados e cercados de natureza morta. Merecemos muito mais do que ser massa de manobra.
ANARQUIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário