sábado, 24 de julho de 2010

O Século Adolescente

Estamos vivendo o "século sub-20".Isso mesmo, a "ERA ADOLESCENTE".Nunca a "cena Teen" foi tão explorada e rendeu tanto dinheiro como no momento atual.
Me lembro , quando há alguns anos, estava ouvindo o extinto programa X (ou Y, sei lá!) da Rádio Atlantida, quando dois dos componentes do programa começara a discutir sobre os prós e os contras do CD acústico do Capital Inicial ( Bah! tu é velho) depois de muito debaterem, os mesmos chegaram à conclusão de que o grande contra do CD era o fato de o mesmo ser "pouco adolescente". Me lembro de ter comentado com meu irmão: " Pouco adolescente?! o que importa não é se é bom ou não!" (Inocente). Estava nascendo ali a ideia de um mercado voltado única e exclusivamente aos "teenagers", pois "Adolescente, já naquela época ( uns 10 anos atrás) significava lucro certo.
Do Falecido Programa X para cá, o mercado voltado para os adolescentes se agigantou.Hoje em dia, filmes que parecem terem sido escritos por chimpanzés, são sucesso fantásticos, arrecadando milhões de dólares, e ídolos , com todas suas modas e manias,são criados da noite para o dia pelo Disney Channel.Estas "celebridades" são aterradoras, mas o que me assusta mesmo são seus fãs e a falta de noção destes últimos à ponto de se ridicularizarem publicamente na intenção de defendere o objeto dessa idolatria.
Adolescente adora novidade, tecnologia, e é por natureza carente e inseguro ( culpem os hormônios), procuram a todo o instante alguém com quem se identificar. Junte carência e tecnologia e teremos as redes sociais, e nenhuma cresceu tanto nos últimos tempos como o twitter. O twitter possui uma particulidade,ele funciona de modo que as pessoas saibam tudo da pessoa seguida em tempo real, no momento em que esse ídolo "posta" na rede; e o seguidor pode mandar recados para seu ídolo também, isso dá uma certa sensação de proximidade.Apostando nesta ferramenta , diversas "novas celebridades" como , as "bandas coloridas", grupos como Hori,Restart & Cine que usando o método do "...eu também te amo!",conseguiram divulgar seu trabalho ( muito dele baseado apenas na aparência), arremataram milhares de seguidores e de quebra milhões em dinheiro. Como esse tipo de coisa é gritante, para quem tem mais de dois neurônios, virou piada, alguns dias atrás, o Ator Felipe Neto, Postou em seu canal "Não faz sentido" o video "FIUKAR", onde desmembra todo o esquema de adestramento usado pelas "bandas coloridas".No vídeo ,Felipe mostra o quão ridículo é o fato destes artistas se proclamarem, juntamente com seus fãs, "Famílias",e,tentando trazer à luz as iludidas mocinhas, explica que seus ídolos não as amam, mas se valem delas como massa de manobra.
Não foi surpresa que o vídeo de Felipe Neto teve resposta. Uma fã alucinada, de treze anos,colocou um vídeo no YouTube, onde entre lágrimas e soluços, tenta diminuir o trabalho do ator e ridicularizar suas críticas (sem sucesso), além de defender o direito de existência do estilo colorido, do talento de Justin Bieber e da qualidade da saga crepúsculo (rsrsrsrsrsrsr)
Eu não me importo com esse mercado, sempre haverá o mercado undergound ( mesmo que isso signifique ouvir kid abelha), mas me preocupo com com o sub-produto deste mercado, o próprio jovem. emitir tamanho estímulo, guiar dessa forma uma mente tão inexperiente a ponto de uma garota de treze anos se prestar à este papel é de mais; será que vale apenas confundir tanto a cabeça de alguém que está formando sua perssonalidade? tenho uma enteada de quatro anos, e fico tentando imaginar o mundo em que ela viverá quando estiver com quinze, espero sinceramente, que as pessoas deste futuro se pareçam mais com a geração das "DIRETAS JÁ!" e "CARAS PINTADAS" do quê com esse quantidade alarmante de jovens do momento, de consciência anestesiada e sem iniciativa, que passam horas no MSN à espera do próximo livro da Stephenie Meyer
Mas, O que fazer? No meu entender, oferecer qualidade! Bons livros, bons filmes, conversar, passear (eu sei que é difícil, a vida atual nos força a dar nossos filhos para outros criarem, as creches estão aí para isso.} mas precisamos fazer com que ele aprendam a apreciar sua família de verdade antes que alguma família restarte os agregue.
Acredito que ainda temos tempo de voltar à normalidade. essa é a hora de pegar seu filho, seu sobrinho ou irmão mais novo trazer-lo à luz, alimente-o com informação, lhe dê uma identidade e quem sabe assim o futuro seja vibrante de verdade, mas sem precisar ser tão colorido.



Tá aí o video do Felipe Neto ( 100%)




O vídeo da "garota colorida"




E o tema do momento: ouve só!!




O que o mundo pode virar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário