terça-feira, 10 de maio de 2016

ARQUIVO - X : 6 episódios para se ver e rever

As séries se tornaram uma mania mundial. Novas temporadas de "Game of Thrones", "Demolidor" e "Black Mirror" são mais aguardadas do que a estréia de grandes títulos no cinema. Grande parte disso se deve ao fato de a série conseguir aprofundar muito mais os personagens e criar um vínculo maior e duradouro entre o expectador o universo apresentado, chegando por vezes ao fanatismo.
No Brasil, a série que inaugurou essa mania, arrebanhando fãs em todo lugar em que foi apresentada, foi "Arquivo-X". Criada por Chris Carter e estrelada por David Duchovny e Gillian Anderson, a série teve nove temporadas (1993-2002), somando 208 episódios e contava a história dos agentes do FBI Fox Mulder (Duchovny) e Dana Scully (Anderson), responsáveis por investigar mistérios aparentemente não solucionáveis que iam de abduções alienígenas a monstros que se escondiam na sociedade, passando por casas mal assombradas e problemas no espaço tempo, tudo isso ainda bem costurado por uma trama de conspiração governamental, doses exatas de humor e abrilhantado pelo carisma dos protagonistas.
Tive sorte de assistir grande parte de "Arquivo X" quando passava em horário nobre na TV Record (antes das novelas bíblicas tomarem o horário) e quando a Fox anunciou a 10° temporada quinze anos depois que o último episódio foi ao ar, corri para reassistir alguns dos episódios que não precisam da mitologia da série para ser entendidos (quase como curtas), entre os que assisti escolhi seis que me prenderam no sofá e que não ficaram datados mesmo depois de mais de quinze anos.

6 – HOME (T:4 x ep:02)

só gatinho
Nesse episódio, um corpo deformado de bebê é encontrado enterrado em um campo de baseball em uma pequena cidade do interior do sul dos EUA. Mulder e Scully são chamados pelas autoridades locais para investigar e acabam se deparando com a misteriosa família Peacok, isolados em suas terras, sem energia elétrica ou água encanada, os três irmãos Peacoks e sua mãe, todos deformados, agem como animais , inclusive praticando incesto e agindo com a violência mais selvagem possível para resolver seus problemas.
Episódio tão sinistro quanto o discurso da mãe Peacok, que amputada e mantida escondida em baixo da cama e servindo apenas para parir os filhos de seus filhos, diz que o mais importante para um Peacok é a família.

5-SMALL POTATOES (T:4 x ep:20)

Quando várias crianças, filhas de pacientes de uma clinica de inceminação artificial, nascem com um rabo; Mulder e Scully partem para saber o que pode estar acontecendo e descobrem que o faxineiro dessa clinica tem a estranha capacidade de se transformar em qualquer pessoa e vem usando isso para ter relações com mulheres.
O episódio é muito engraçado, principalmente quando o vilão (que nem é tão vilão assim) toma a forma de Mulder e começa a dar em cima de sua parceira, quane conseguindo concretizar seu objetivo.


4-FAMINTO (T:7 x ep:03)

Rob Roberts parece um rapaz normal que trabalha em uma lanchonete, gente boa com os colegas, educado no tratamento com estranhos, mas o que ninguém sabe é que Rob na verdade é um monstro predador viciado em comida e o pior é que a comida preferida dele são cérebros humanos.
Rob seu morto de fome
Esse é meu vilão preferido, porque o autor conseguiu dar humanidade e motivos para o monstro. Rob não é mau por inteiro, segue apenas sua natureza, tanto que no final sua consciência fala mais auto, mesmo agindo contra si próprio.
Ver o personagem sonhando com cérebros fritos, tomando pílulas contra o apetite e falando no grupo de comedores anônimos é a parte mais bacana. Episódio que se segura como um curta fácil fácil.

3- TRÊS DESEJOS (T:7 x ep:21)

Outro episódio com uma levada cômica. Nesse um faxineiro encontra uma gênia enrolada em um tapete e causa a maior confusão ao começar a usar seus três desejos que tem direito.
Gosto bastante desse episódio pelo humor e conceitos apresentados. O humor fica por conta do resultado dos desejos que são realizados, como quando o faxineiro pede um iate e a genia o coloca no pátio de trailer onde ele mora, ou quando ela pergunta se pode dar uma dica e aponta para as pernas do irmão paraplégico do faxineiro e nada lhes ocorre, ou ainda quando Mulder tem a chance de realizar três desejos e pede paz na terra e em passe de mágica a humanidade some.
O final do episódio é bem bacana, com a Mulder usando seu último desejo para libertar a genia de sua maldição, terminando com uma mensagem de que tudo que é desejado e vem fácil, talvez seja uma maldição.

2- SEGUNDA-FEIRA (T:6 x ep:14)

Mulder vai até o banco depositar o pagamento de seu aluguel, após seu colchão d'água ter furado queimado seu celular e despertador e alagado a casa. O banco está sendo assaltado e o ladrão, ao saber que não tem chance de escapar detona explosivos presos em seu corpo destruindo o banco e matando todos que estão lá dentro, incluindo Mulder e Scully que vai atrás do parceiro, então Mulder acorda novamente em seu colchão furado sem lembrar de nada e vemos tudo acontecer novamente, ao melhor estilo de "O feitiço do tempo" com Bill Murray, apenas a namorada do assaltante se lembra da repetição e após notar que Mulder é a unica pessoa que depois de vários dias iguais tomou uma atitude diferente descobre que ele pode ser a chave e busca sua ajuda para tentar parar as repetições.

1-MEDO (T:7 x ep:12)

x-cops
O episódio "Medo" (x-cops no original) é um episódio onde Mulder e Scully investigam uma entidade que toma a forma do maior medo de quem ela persegue. Então vemos uma senhora sendo atacada pelo Fred Kruger, outro cara por um lobisomem e uma prostituta por seu cafetão (que havia sido encontrado morto minutos antes). A maldita entidade é tão esperta que vive no bairro mais violento da cidade e por isso não pode ser identificada.
O legal desse episódio, além do conceito do monstro, é a forma como foi realizado. Decidiram gravar o episódio como se fosse um capítulo da série "COPs" e utilizam iluminação irregular e câmeras de mão, além de a abertura utilizar o tema de "cops" (música "Bad boys") na entrada do capitulo. Muito bom!

Arquivo X, foi um divisor de águas no que se refere as séries de TV e revisita-la foi muito bacana. Divertida, engraçada, inteligente e cheia de mistérios, a série continua vencendo o tempo e conquistando fãs, principalmente depois que a décima temporada foi lançada pela FOX esse ano. Se você não assistiu procure e torne-se também um fã como eu e nunca se esqueça que , embora o governo negue ter conhecimento, A VERDADE ESTÁ LÁ FORA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário