quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

BLACKSAD - dica de HQ


        Imagine que os detetives durões dos livros de James Ellroy são animais, junte a isso o clima dos filmes noir americanos , charme, jazz, tramas políticas e critica social, o resultado disso é a ótima HQ espanhola "Blacksad", escrita por Juan Diáz Canalles e desenhada por Juanjo Garnido.

"Blacksad" se passa nos Estados Unidos dos anos cinquenta e acompanha a história do detetive particular John Blacksad, que se vê envolto por toda sorte de mistérios envolvendo desde sequestros de crianças até conspirações internacionais durante a guerra fria. Nesse mundo apresentado por Diáz, a aparência antropomórfica do personagem reflete sua personalidade, assim blacksad é um sagaz gato preto, fato que fala tanto sobre sua independência e esperteza, quanto da sorte de quem passa pela sua frente.
capa da 1° edição 

O roteiro remete aos filmes noir clássicos, com ambientes esfumaçados e sensuais, tendo como pano de fundo o glamour da indústria de cinema da época, mas também a questão racial e a guerra fria, as histórias parecem simples e até clichês na primeira olhada, mas conforme as relemos encontramos criticas que parecem fazer forte alusão aos dias atuais onde a opção dos autores por nos apresentar personagens antropomorficos só se reforçar ao não dar um rosto humano a bandidos ou heróis.

O desenho da HQ é maravilhoso. Juanjo Garnido consegue passar todo sentimento dos personagens e suas intenções, tanto pela aparência que escolhe para representar sua personalidade, quanto as expressões que consegue colocar em suas caras, sem contar com as representações de cidades e carros antigos, onde ele não poupa detalhes.

O que me deixou feliz em ler "Blacksad" foi a harmonia entre a história e o desenho, assim como a estabilidade da obra. É um pouco triste de se ver histórias super bem escritas mas com um desenho meia boca (como as primeiras do Hellblazer), ou desenhos lindos em histórias vazias (como em Shaolin Cowboy), coisa que não ocorre em "Blacksad", as três edições que li se mantem com qualidade constante, fato importante para quem aprecia HQ; Além disso cada edição traz uma história fechada como se fossem contos, o que facilita e prende o leitor.

"Blacksad" traz uma arte sensacional e um roteiro que trata de mistério, solidão, amizade e violência de uma forma bem competente e, além de tudo, conseguiu humanizar, para mim, os personagens durões de livros como "L.A cidade proibida" e fez isso usando animais no lugar de seres humanos, mostra de genialidade. Por tudo isso, eu não poderia deixar de indicar essa obra, que me surpreendeu e divertiu bastante, uma ótima dica para quem curte filmes antigos e histórias de detetive, assim como para quem quer sair um pouco do eixo EUA- Inglaterra de HQ. Vale muito a pena.

Fica a dica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário