sábado, 1 de agosto de 2015

HOMEM-FORMIGA

  Quando a Marvel estúdios anunciou que faria um filme solo do Homem-formiga eu torci o nariz, afinal, um personagem extremamente pequeno (entendeu?!) dentro do universo Marvel não deveria estrear como protagonista de um filme, ainda mais sendo esse filme o responsável por fechar a segunda fase do projeto Marvel nos cinemas e ainda por cima logo após vingadores 2 ! Mas, assim como com “Os guardiões da Galáxia” eu queimei minha língua.
  O filme conta a história de Scott Lang ( o segundo homem-formiga dos quadrinhos) interpretado por Paul Rudd, um ex-presidiário que depois de cumprir sua pena por violar uma empresa tida como uma das mais seguras do mundo, volta as ruas tentando recomeçar de maneira honesta mas sofre com a dificuldade de conseguir um emprego devido a ficha suja e com a tentação dos amigos (Luis, Dave e Kurt) em dar um grande golpe.
Melhor Poster
  Depois de perder o único emprego que consegue em uma sorveteria e ser esculachado na casa da ex-mulher quando vai visitar a filha, ele decide aceitar a ideia dos amigos e invadir a mansão de um misterioso milionário onde supostamente haveria um cofre com uma grande fortuna, sem imaginar que tudo fazia parte de um teste orquestrado por Hank Pyn (O homem-formiga original) interpretado por Michael Douglas , que busca um substituto para invadir a Cross Tecnologia, empresa presidida por Darrem Cross, seu antigo assistente e aluno que trouxe à tona o projeto de encolhimento através do protótipo de guerra chamado de jaqueta amarela, o que vinha a muito sendo mantido em sigilo por Pyn, que sempre temeu que seu projeto acabasse caindo em mãos erradas e que conta com sua filha, Hope Van Dyne (Evangeline Lilly), que espiona a Cross Tecnologia enquanto trabalha como executiva de Darrem Cross.
  Scott encontra no cofre o uniforme de Pyn e o experimentando passa por mais um teste, sendo que depois do mesmo resolve devolver o traje e acaba preso; mas Hank Pyn resolve dar mais uma chance ao protagonista e junto com sua filha resolvem trina-lo para que se torne o Homem-formiga e frustre os planos de Darrem Cross.
  Só escrevo sobre filmes se eles me agradam ou desagradam de alguma maneira e nesse caso o que posso dizer é que Homem-Formiga me agradou pela surpresa, a começar pela introdução do filme que é de tirar o chapéu, não por alguma cena explosiva ou algo parecido, mas pela utilização dos efeitos especiais e ligação que faz entre o filme e o universo Marvel nos cinemas. Nessa cena temos um Michael Douglas rejuvenescido trinta anos graças à maquiagem digital, o efeito é tão bom que dá para pensar que realmente é o filho do ator e em cinco minutos somos apresentados a personalidade explosiva do Dr Hank Pyn e os tramites de uma S.H.I.E.L.D comandada pela agente Carter e Howard Stark e que vive a paranoia da guerra fria.
 
 Outro fator positivo é o estilo comédia de ação que virou regra da Marvel após o sucesso de “Guardiões da Galáxia”, ao contrário de em “Vingadores 2” onde nem sempre as piadas funcionam, por estarem presentes em situações que deveriam ser tratadas com um pouco mais de seriedade, em “homem-formiga” as piadas parecem mais naturais, talvez pelo fato de o próprio protagonista não levar a sério seu alter ego de super-herói e também pelo elenco de apoio, como rapper T.I que faz participação como Dave um dos amigos pilantras do protagonista e consegue arrancar algumas risadas do espectador, mas o destaque é Michael Peña, que interpreta Luis ,o amigo e ex-colega de cadeia de Scott Lang; é através dele que as tramas mais absurdas são reveladas aos herói no melhor estilo “no sense” com a narração em off de cada detalhe de como surgem suas ideias, acompanhadas de interpretações literais do que o personagem fala, é hilário!
  As cenas de ação são muito bem construídas, como quando o protagonista se vê obrigado a invadir o QG dos Vingadores acreditando que se tratava de um velho depósito das industrias Stark e se diante do Falcão(Anthony Mackie) e parte para pancadaria vencendo o vingador graças ao uso de seu traje, ou quando no ato final temos o embate do homem-formiga com o Jaqueta amarela e os vemos lutar dentro de uma mala e depois em um ferrorama , quando magistralmente o diretor muda a referência ótica da cena para nos divertir com um jogo de proporção .
  Não gostei do vilão. Suas motivações são pouco claras, por vezes ele parece uma criança mimada brava com o pai, por outras uma caricata mente diabólica no pior estilo de filme dos anos cinquenta; Durante o filme algumas dicas são dadas para tentar explicar essa insanidade por parte de Darrem Cross, afirmando que sua exposição as “particulas Pyn” (formula do encolhimento) é o que o deixou insano, o que faz questionar por que apenas ele parece afetado?! A interpretação da Evangeline Lilly como a Vespa (sim! A cena pós crédito deixa isso claro) não me agradou muito também, ela parece orgulhosa e prepotente demais, até quando não está fingindo para iludir Cross e por vezes ela me pareceu desconfortável no papel, mas embora esses dois personagens quebrem um pouquinho a mágica, isso não prejudica o filme em si. Outro ponto negativo é a trilha sonora quase inexistente, se não fosse o mambo ou salsa que sobe na hora que o simbolo da Marvel aparece, eu diria que não há música no filme e isso quebra um pouco a empatia e grandiosidade em que uma musiquinha poderia dar uma turbinada.
Achei o vilão pequeno
  Achei que homem-formiga fechou bem a segunda fase da Marvel nos cinemas. Talvez a estranheza que ele tenha causado e o fato de não alcançar o sucesso financeiro pensado pelo estúdio se deva não a qualidade do filme (que ao meu ver é muito boa), mas ao universo em que ele está inserido e o que esse universo vem proporcionando ao público. Só para lembrar , o universo Marvel foi iniciado em 2008, ou seja , já são sete anos construindo histórias interligadas onde se tem no mínimo dois filmes de super-heróis por ano e a inclusão de novos heróis com suas histórias de origem podem parecer mais do mesmo para o grande público, mas acima disso, homem-formiga é uma grande filme de origem e o coloco apenas abaixo de Homem de Ferro e Guardiões da Galáxia nesse quesito. Fica agora a expectativa pela guerra civil e Dr Estranho em 2016, assim como as séries da Netflix pertencentes ao mesmo universo e que eu continue a queimar a língua quando um projeto que parece meio bobo for anunciado....mas acho que um filme do Speedball já seria um pouco de desespero, mas se lançassem, eu estaria lá para ver.











Nenhum comentário:

Postar um comentário