terça-feira, 23 de junho de 2015

" O ENIGMA DO OUTRO MUNDO " ( 1982) - Zero Cult

   Exatamente a trinta e três anos atrás, no dia 25.06.1982 , John Carpinter trazia às telonas de cinema um filme que viria a se tornar um clássico do terror e que eu, graças a sorte de ter nascido em uma época onde se achava que leite com pera dava dor de barriga, assisti no extinto “cinema em casa” do SBT. Estou falando do fantástico “ The Ting”, ou como foi maravilhosamente traduzido no Brasil,“ O enigma do outro mundo”.
O filme é protagonizado pelo queridinho do diretor, o grande astro da sessão da tarde Kurt Rusell, que interpreta o papel de R.J MacReady, um piloto de helicóptero bad ass em uma base americana na Antártida, onde um grupo de cientista estão isolados em pleno inverno glacial fazendo o que cientistas héteros fazem isolados em uma base na Antártida em pleno inverno, ou seja, bebendo Wisky e jogando cartas.


   A vida vai seguindo seu fluxo rotineiramente gelado, até que em um belo , ouve-se o som de um helicóptero que vem ao longe. Nesse Helicóptero dois Noruegueses vem atirando e jogando granadas em um cachorro que corre como pode na direção da base americana para salvar sua vida. O Helicóptero pousa e o caos se instaura. Os tripulantes descem atirando contra o cachorro e acabam acertando a perna de um dos cientistas, um dos tripulantes tenta arremessar uma granada e essa escorrega de sua mão explodindo a aeronave e ele mesmo em uma cena no melhor estolo trapalhões, na confusão o outro tripulante é morto e o cachorro é levado para dentro da base.
  Aterrorizados com o acontecido e sem conseguir contato com a base norueguesa, o médico da equipe resolve ir com nosso herói até o local do acampamento de origem dos insanos caçadores de cachorro. Lá chegando, encontram um lugar destruído, repleto de cadáveres e parcialmente queimado, sem saber falar norueguês (para ler os relatos encontrados) e com uma tempestade se aproximando, eles resolvem coletar todos documentos que encontram e fitas de vídeo e partem em retorno para o seu acampamento.
   De volta à base americana, nossos heróis descobrem, após assistirem a nove horas de vídeos das peripécias da equipe norueguesa na neve, que os cientistas nórdicos encontraram um objeto de metal gigantesco sob o gelo e desencavaram e retiraram um fóssil do lugar. Nesse mesmo instante, o bendito cachorro que fugiu para a base no inicio do filme começa a agir estranho e mandam o responsável pelos cães o colocar no canil junto dos outros, é aí que o perigo se revela para nós espectadores, o cachorro não é um cachorro, sua cabeça se abre revelando uma criatura grotesca, inominável e terrívis !!! A criatura tenta se fundir, ou contaminar os outros cães, que fazem um estardalhaço chamando a atenção de todos na base, que partem para o canil para ver o que se trata.
   
No Canil , os cientistas, encabeçados pelo Kurt Russel, se deparam com a criatura parcialmente fundida com os cães, e , é pata para um lado, três cabeças , tentáculos pra tudo que é lado; no meio dessa balburdia , nosso querido pilote de helicóptero tem um insigt e lembrando que a base norueguesa estava toda queimada pensa em usar fogo para dar cabo da criatura o que ele faz, mas não antes que uma parte dela fuja pelo teto, para desespero de todos que assistiam atônitos ao show de horror que acontecia ali no meio da noite.
   Agora é barata voa !! Existe uma criatura, que possivelmente foi a causa do ocorrido na base norueguesa, solta dentro da base incomunicável americana no meio do inverno glacial e ninguém está seguro. Imediatamente o doutor começa a pesquisar utilizando seu computador de última geração que mais parece um Atari e fazendo necrópsia em um dos corpos que ele trouxe da base norueguesa, descobrindo que a criatura tem a capacidade de reproduzir e imitar qualquer ser vivo, como um metamorfo. A partir desse momento está aberta a temporada de paranoia, ninguém sabe mais em quem confiar, o médico pira e destrói o helicóptero da base, pois , graças a seu Atari sabe que se o alienígena entrar em contato com a civilização toda raça humana estará infectada em duzentos e noventa e um dias (7.000 horas ), nesse mesmo tempo, alguém começa a sabotar o banco de sangue e largar falsas pistas pela base, o que leva os sobreviventes a acreditar que nosso protagonista é uma réplica e não ele mesmo e o abandonando na parte de fora da estação para que congele.
   Não se dando por vencido, MacReady invade a estação pelo estoque e para não ser incinerado se agarra à bananas de dinamite (porque elas estão lá eu não sei!) , enquanto um de seus colegas tem um ataque cardíaco e precisa da ajuda do médico. Temos aí então uma cena marcante da minha infância , o homem está aparentemente morto, quando o médico pede o desfibrilador, na hora em que vai dar o choque para reanimar o defunto falecido do cientista morto, eis que uma BOCA se abre no tórax do indivíduo e come as mãos do médico, para cagaço geral, que sai correndo. MacReady então, de posse de um lança chamas queima a criatura. A partir desse momento ele resolve amarrar a todos e fazer testes sanguíneos com os mesmos, o teste consiste no seguinte: um prego é aquecido no lança chamas e introduzido no sangue, sabendo-se que a criatura só pode ser morta com fogo e deduzindo-se que não se trata de um criatura, mas de várias que formam um corpo, ele acredita que o calor no fogo iria revelar quem está contaminado. Assim, um a um, os seis sobreviventes são testados, começando pelo próprio MacRedy, até chegar em Windows, o operador de rádio, que começa a sangrar pelos olhos, se solta da cadeira e gruda no teto (mais uma cena inesquecível) e assim que cai divide sua cabeça em dois e mastiga a cabeça de outro pobre coitado, não dando outra alternativa a nosso herói do que incinerar os dois.
   Sabendo que não há como sobreviver, pois é o primeiro dia do inverno na Antártida e seus suprimentos, comida e abrigo foram comprometidos, e percebendo que se o alienígena chegar a sociedade os danos serão irreversíveis eles resolvem destruir a base e aguardarem a morte que se aproxima. Assim eles vão dinamitando cada módulo da base enquanto a criatura ainda os persegue. No final, sobram apenas nosso herói, Kurt Russell e o Mecânico da expedição, Childs, interpretado por Keit David , ambos sentados no gelo desconfiando um do outro e aguardando o fogo apagar para saber o que acontecerá com eles, mas sem nenhum otimismo.

    É um filmaço !! John Carpinter em sua melhor forma ! O filme é um remake de um filme de 1951, chamado “O monstro do ártico “ de 1951, dirigido por Christian Nyby , que por sua vez é baseado em uma novela escrita por John Campbell chamada "Who Goes There?" e que tem como mérito ser uma das histórias de vanguarda da verdadeira ficção científica, estilo que Campbell deu prioridade (e quase exclusividade) quando foi editor da revista Astounding Science-Fiction , revista que revelou escritores do nível de Asimov e Robert A. Heinlein .
   O filme é assustador, conseguindo uma crescente de tensão sem entregar quase nada de inicio (exceto pelo fato de que um disco voador cai antes de sermos apresentados ao nome do filme) . Parte dessa tensão é culpa da discreta, mas onipresente trilha sonora escrita pelo gênio Ennio Morricone e a sensação de solidão e isolamento que a ambientação traz. Os personagens são bem construídos e apresentados, temos o piloto bad-ass ; o mecânico durão, o técnico em rádio maconheiro, o comandante cético, o médico que pira e até um cozinheiro patinador, para ser perfeito só faltou a criança gênio, o cachorro falante e a gostosa histérica. Quanto aos efeitos especiais , acho eles incríveis, principalmente quando se sabe que são efeitos prático, pois não existiam computadores para inclusão de Cgi naquela época, e o mais legal é que convencem ainda hoje.


   Como já dito, filmaço ! merece ser visto e revisto. Presente de uma época onde se fazia cinema de verdade , não tem como não dizer que esse filme merece nota 5 de 5 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário